Desfragmentação

No Windows temos duas ferramentas importantes para correção e ajuste dos Sistemas de Arquivos.

SCANDISK: é um programa que detecta danos e os corrige quando eles ocorrem no sistema de arquivos do seu disco rígido. O scandisk é executado automaticamente no caso do Sistema Operacional ser desligado de maneira inadequada.

DESFRAGMENTADOR DE DISCO: O Desfragmentador reorganiza arquivos e espaços não utilizados no disco rígido, para que programas sejam executados com maior rapidez, otimizando a velocidade com a qual eles são carregados e executados.

Quando os dados são gravados e apagados logicamente (não fisicamente) eles tendem a serem alocados em espaços não cont;iguos do disco, causando a fragmentação do disco. Este processo vai deteriorando a velocidade de acesso aos dados, devido a necessidade cada vez maior da cabeça de leitura do disco rígido ter de se movimentar para acessar os dados. Ápos o disco ser desfragmentado, os clusters são alocados de maneira sequencial e o ganho no acesso aos dados gravados é considerável, como na figura acima.

COMO REALIZAR A DESFRAGMENTAÇÃO NO WINDOWS

1) Acessar Programas > Acessórios > Ferramentas do Sistema > Desfragmentador de Disco.

2) Antes de realizar a desfragmentação devemos analisar o(s) disco(s) pare verificar a real necessidade de se efetuar este procedimento. Não é interessante realizar a desfragmentação em períodos curtos de tempo, pois seu ganho é quase nulo. Indica-se realizar a desfragmentação de unidades a cada 4/6 meses. O analisador do desfragmentador irá aconselhar se é necessário desfragmentar o disco nesse momento.

Figura - Desfragmentador de Disco no Windows

3) Ápos autorizar a desfragmentação, o processo ocorre em background, podendo o computador ser usado durante este período, mesmo que isso não seja aconselhável (estaremos modificando dados enquanto eles estão sendo movidos no disco).

Figura - Desfragmentação em Andamento

REALIZANDO A CHECAGEM DE ERROS NO DISCO

1) Vamos em Iniciar > Programas > Acessórios > Ferramentas do Sistema > Scandisk

2) Podemos escolher entre uma varredura padrão ou completa para procurar erros ou áreas defeituosas em disco. A própria ferramenta tenta corrigir estes erros encontrados.

Figura - Scandisk