USB
O padrão USB (Universal Seria Bus) surgiu como uma tecnologia para resolver os problemas de conexão de dispositivos e tornar a essa tarefa mais simples, fácil e rápida. Seu desenvolvimento foi baseado na idéia de unificar os dispositivos como HDs Externos, pendrives, mouses, câmeras digitais, teclados e outros, para que todos eles possam ser conectados por um único tipo de conector ao computador.
O primeiro padrão de implementação da tecnologia USB surgiu em 1995, quando algumas empresas como Microsoft, Intel, NEC, IBM e Apple formaram um consórcio para definir sua especificação. A especificação USB 1.0 surgiu em 1996 e o USB 2.0 surgiu em 2000.
As principais vantagens do uso da tecnologia USB são:
1) padronização de conexão: qualquer dispositivo compatível com as especificações pode ser conectado e utilizado;
2) os dispositivos atuais são concebidos com a tecnologia Plug and Play, o USB facilita essa conexão, permitindo que logo ápos plugado o equipamento possa ser usado, mesmo que necessite de alguns drivers para seu reconhecimento;
3) aparelhos ou dispositivos que consomem pouca energia podem usufruir da possibilidade da conexão USB de transferir energia por suas conexões. Apenas equipamentos com maior consumo de energia não fazem uso desse benefício;
4) no padrão USB pode-se conectar até 127 aparelhos cascateados em uma conexão;
5) todos os sistemas operacionais atuais dão amplo suporte ao padrão USB, desde o Windows 98 a Microsoft dá suporte ao padrão.
TRANSMISSÃO
O barramento de transmissão do padrão USB é composto por 4 fios, VCC (responsável pela alimentação elétrica), D+ e D- (usados na transmissão de dados), e GND (uma espécie de fio-terra). A comunicação é realizada através de um protocolo, nele o host, ou máquina que recebe as conexões USB envia um sinal para localizar os dispositivos e atribui endereços assim que encontrá-los a cada um deles. No padrão 1.0 as transmissões aconteciam a velocidades mais baixas, atingindo até 12 Mbps. Já no padrão 2.0 se atingiu 480 Mpbs, ou cerca de 60 MB por segundo. No padrão 3.0 a ser lançado, projeta-se a transferência de até 4,8 Gbps, ou 600 MB por segundo com comunicação bidirecional.
TIPOS DE CONECTORES
USB A - Conector USB mais difundido, usado em pendrives
USB B - Usado em Impressoras e Scanners
USB Micro A e B - formato usado principalmente em MP3 Players e Celulares.